Caxito – Jornalistas do Bengo debatem nessa sexta-feira, em Caxito, a descriminalização da actividade jornalística em Angola, no segundo encontro provincial da classe.
Promovido pelo Sindicato de Jornalistas Angolanos, o encontro visa despertar a classe para as preocupações que enfermam os profissionais no Bengo e manter a classe unida em busca de soluções para os problemas.
Em debate estarão dois temas, sendo “A descriminalização da actividade jornalística em Angola”, que terá como prelector o delegado provincial do Bengo da Ordem dos Advogados de Angola, Bernardo João e “O jornalismo e seu impacto na sociedade moderna”, a ser apresentado pelos jornalistas Guilherme da Paixão e Esmeralda Chiaka.
O secretário provincial do SJA no Bengo, Pedro Edvaldo Lemos da Silva, explicou que a conferência decorre sob o lema "O jornalismo como activo dos Direitos Humanos", no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de Dezembro).
Disse que pretende-se com isso chamar a atenção dos jornalistas para que dêem maior atenção às matérias jornalísticas sobre os direitos humanos.
O primeiro encontro provincial de jornalistas do Bengo aconteceu em Dezembro de 2023 e abordou a problemática da carteira profissional da classe e o jornalismo desportivo. CJ/PA