Dundo - O governo da província da Lunda-Norte, perspectiva em 2025, o início das obras de reabilitação e reforço dos sistemas de captação, tratamento e distribuição de água potável dos municípios de Caungula, Cuango, Capenda-Camulemba, Cambulo e Cafunfu.
A medida visa assegurar maior acesso à água da rede pública, evitando que a população percorra longas distâncias a procura do liquido.
Para além da reabilitação e reforço, o governo da Lunda-Norte, numa acção conjunta com o ministério de tutela, prevê também, a construção da rede de distribuição para o fornecimento da água do sistema de captação do Satxicucu, no município de Cambulo.
De acordo com a governadora da Lunda-Norte, Filomena Miza, que discursava hoje, sexta-feira, na cerimónia de cumprimentos de fim de ano,
Fez saber que está em curso a assinatura de contrato para a expansão da rede de distribuição no município de Chitato, propriamente nos bairros Samacaca Satxidongo, no âmbito do Projecto de Desenvolvimento Institucional do Sector das Águas.
Disse que no âmbito do referido projecto, foram executadas 24 mil igações domiciliárias e construídos 150 quilómetros de rede de distribuição nos bairros Aeroporto, Kamaquenzo 1 e 2, Caxinde, Ngacumona, Bairro Sul, Muanguvo, Satxidongo, Gasolina, Taxa Barragem, Turiveno, Maboy e Centro Urbano.
Actualmente, a província da Lunda-Norte possui oito sistemas de captação e distribuição de água potável, sendo três na Cidade do Dundo e cinco nas sedes municipais do Cuílo, Lucapa, Lubalo, Lóvua e Xá-Muteba.
A província da Lunda-Norte, com quase um milhão de habitantes, tem 19 municípios. JVL/HD