Quela - Seis mil 411 habitantes vão beneficiar de água potável no município do Quela, a partir do mês de Outubro, com a conclusão do novo sistema de tratamento e distribuição de água, em construção no âmbito da linha de financiamento da China.
Orçado em 13 milhões 55 mil dólares norte-americanos, o projecto arrancou em 2017 e conheceu alguns interregnos por falta de disponibilização de verbas, segundo o director de projectos da Empresa de Água e Saneamento de Malanje (EASM), André Piedade.
Explicou que o empreendimento, que terá capacidade para bombear 50 metros cúbicos/hora, está na ordem de 65 por cento de execução física, tendo já sido concluído toda a parte respeitante a construção civil, faltando apenas a montagem das bombas, instalação de electricidade e da rede de distribuição.
Até ao momento, acrescentou, já foram gastos 10 milhões 131 mil dólares norte-americanos.
O referido sistema faz parte do projecto de reforço dos sistemas de água em curso um pouco por todos os municípios da província.
O município do Quela dista a 115 quilómetros a leste da cidade de Malanje e conta com população estimada em 21 mil e 847 habitantes, distribuída pelas comunas de Xandel, Moma, Missão dos Bângalas e a sede.