Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Sismo na Huíla sentido ligeiramente em Benguela

     Sociedade              
  • Benguela • Quarta, 03 Julho de 2024 | 11h46
Uma das avenidas do centro da cidade de Benguela
Uma das avenidas do centro da cidade de Benguela
Tarcísio Vilela

Benguela - A população de algumas regiões de Benguela sentiu ligeiramente o sismo de magnitude 4.4 na escala de Richter, registado na noite de terça-feira na província da Huíla, apurou hoje a ANGOP.

O ligeiro abalo sísmico foi sentido durante alguns segundos em vários municípios da província de Benguela, sem danos humanos ou materiais, e teve o epicentro a aproximadamente 31 quilómetros do município de Caluquembe, na província da Huíla.

Em comunicado, o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) informa que o sismo, classe leve, foi registado às 21:15 de terça-feira, 2, nas estações da Rede Sísmica do país.

Este abalo, segundo o INAMET, não causou danos humanos ou materiais.

Ao contrário do sismo, moderado, do dia 5 de Junho deste ano, que também havia abanado vários edifícios na cidade de Benguela e suscitado dezenas de chamadas para o Instituto Nacional de Emergências Médicas de Angola, desta vez, tanto o INEMA como os bombeiros não reportaram quaisquer ocorrências. 

Na altura, o susto devido ao sismo, que tinha ocorrido por volta das 9 horas da manhã, sem causar danos materiais, levou dezenas de alunos do Instituto Médio Politécnico Privado Wiliete e transeuntes a desmaiar, na via pública, tendo sido prontamente socorridos pelo INEMA, que havia destacado até oito ambulâncias. 

Em declarações esta quarta-feira à ANGOP, o coordenador provincial de Benguela do INEMA, Nani Francisco, adianta que a instituição não registou quaisquer ocorrências relacionadas com o abalo desta terça-feira. 

Este paramédico sugere que a população residente nas áreas afectadas não viu necessidade de contactar o INEMA, porque não houve danos humanos e materiais resultantes do sismo.

"Ninguém ligou a perguntar sobre esta ocorrência porque não se fez sentir como o sismo do dia 5 de Junho", referiu.

Mesmo assim, Nani Francisco reitera que o INEMA vai manter o seu estado de prontidão para qualquer ocorrência de socorro, seja de que natureza for.

Embora, felizmente, não tenha havido qualquer vítima ou dano material a registar na sequência do sismo, de 4.4 na escala de Ritchter, relatos de populares em vários pontos no Lobito, Benguela e em Caimbambo dão conta de terem sentido ligeiramente o abalo, sobretudo no interior de edifícios.

Francisco Terceiro, residente no bairro da Bela Vista, na zona alta da cidade do Lobito, disse ter sentido o prédio a tremer durante quatro segundos, por volta das 21 horas. 

Tânia Isaac e Dorivaldo Catanga também sentiram o abalo sísmico na Restinga, baixa do Lobito, o que causou a apreensão dos moradores, inclusive no bairro do 28, a conhecida zona Comercial da cidade ferro-portuária. 

Manuel Pedro, morador do bairro do Tchipiandalo, na cidade de Benguela, também confirma o abalo, que deixou a comunidade assustada.  

Já Charles António contou que o bairro do 4 de Abril, nos arredores da cidade de Benguela, não escapou ao abalo sísmico e a comunidade aguarda das autoridades competentes mais informações sobre como se prevenir, caso volte a acontecer com maior intensidade. 

Depois do susto do sismo que terça-feira voltou a abalar Benguela, quase um mês depois, a situação é, neste momento, de acalmia na província, apesar dos receios da população face à recorrência deste fenómeno nos últimos tempos. 

Sismos 

Um sismo é um tremor ou abalo da terra que se produz por causas internas. 

O termo é sinónimo de terramoto, embora, em algumas regiões, os conceitos de sismo sejam usados para fazer referência a tremores de menor intensidade relativamente a um terramoto.

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excepcional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10). JH/CRB

 





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+