Luanda - Um sismo de magnitude 5.4 na escala Richter, classe moderada, com o epicentro a cerca de 142 quilómetros da cidade de Mocâmedes, província do Namibe, foi registado esta quarta-feira, cujos danos humanos e materiais estão por determinar.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET), o abalo sísmico ocorreu às 08:42, no Oceano Atlântico, e afectou as províncias do Namibe, Bié, Huíla, Huambo, Benguela e Cuanza-Sul.
De acordo com as informações, alguns edifícios tremeram.
Em nota, o INAMET esclarece que o sismo detectado pelas estações da rede nacional ocorreu em diferentes fases, com ruído que são as ondas P e S, numa amplitude máxima.
Este fenómeno ocorre depois de ter sido detectado em Setembro do ano passado a cerca de 144 quilómetros da cidade do Menongue, província do Cuando Cubango, sem causar danos humanos e materiais.
Dias antes, as províncias do Huambo e do Bié tinham, igualmente, registado um sismo de magnitude 5.2 na escala de Richter, que durou 10 segundos.
Na altura, o INAMET considerou a situação preocupante, apesar das zonas afectadas serem propensas aos sismos.
Embora não tenha causado danos materiais e humanos nas duas províncias, os edifícios do Governo, da Administração Municipal do Huambo, das delegações do Interior e das Finanças, do Comando de Protecção Civil e Bombeiros, do Instituto Médio Politécnico Epatuluko, prédios habitacionais, entre outros, chegaram a tremer.
Na ocasião, o Governo Provincial do Bié tinha decretado tolerância de ponto, devido ao receio de que haveria a ocorrência de mais sismos.
Para além dessas províncias, o abalo sísmico de magnitude 2.6 também já tinha afectado a província da Huíla, no dia 18 de Agosto de 2023.CPM/MCN