Ndalatando - O secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA), Pedro Miguel, defendeu hoje, em Ndalatando, a necessidade de se reforçar as condições sociais e de trabalho dos jornalistas para o êxito das suas actividades.
Pedro Miguel que falava à saída da audiência concedida pelo governador do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, sublinhou que muitos jornalistas trabalham sem equipamentos adequados, falta de ajudas de custos assim como alguns órgãos de comunicação social funcionam em condições menos aceitáveis.
Essa situação continuou, coloca os profissionais em condições desagradáveis, beliscando a imagem da classe, tendo destacado a entrega e a dedicação dos profissionais, que solicitam a melhoria das condições de trabalho e sociais.
Relativamente ao encontro com o governador, explicou que o mesmo serviu para abordar as principais dificuldades que a classe enfrenta e encontrar vias para resoluções.
Pediu ao governante no sentido de fazer advocacia junto das empresas do sector, visando a mudança do quadro, bem como de inserir os jornalistas nos programas do governo local de apoio à habitação e outros de índole social.
Disse haver uma grande predisposição do governador em apoiar a formação dos profissionais, assim como estimular a classe, através da reactivação do prémio provincial dos jornalistas.
Durante a sua estada de dois dias no Cuanza Norte, o secretário-geral do SJA manteve, igualmente, um encontro alargado com os profissionais do sector e visitou os órgãos locais de comunicação social públicos e privados. DS/PBC