Malanje- Mil e 427 crimes de natureza diversa, foram registados de Janeiro a presente data, em Malanje, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), fruto de mil 1700 micro-operações, realizadas no âmbito do combate à criminalidade.
Deste número, destaca-se 356 crimes contra pessoas, 811 contra patrimónios, 132 de naturezas financeira, fiscal e contra à ordem e tranquilidade públicas, bem como 128 de natureza económica, que culminaram com a detenção de mil e 73 indivíduos, mais 112 comparativamente ao ano transacto.
A informação foi dada hoje, pelo director adjunto do SIC em Malanje, João Soares, no acto do 49º aniversário do órgão, realçando que apesar dessa cifra, a situação criminal é considerada calma, na medida em que se registou a redução de 111 crimes, em relação ao igual período de 2023.
Explicou que dos crimes registados, 186 são relevantes, ligados a homicídios e roubos qualificados, ofensas graves à integridade física, abuso e agressão sexual, dos quais 120 foram esclarecidos e culminaram com a detenção de 87 cidadãos.
Realçou que o município de Malanje, com mil e 126 (-134) crimes, destaca-se na lista de mais crimes cometidos.
Precisou que o SIC na província, vem trabalhando afincadamente para a contenção do índice de delinquência, daí a redução dos crimes este ano, fruto do engajamento dos efectivos no esclarecimento dos casos.
O responsável perspectivou para o próximo ano, a contínua prevenção da criminalidade em todas as vertentes, com destaque para o combate aos crimes violentos, económicos, mineração, branqueamento de capitais, tráfico de seres humanos e contrabando de combustíveis.
Na ocasião, o delegado provincial em exercício do Interior, comissário bombeiro João António Cassua, realçou que sendo o SIC um órgão ligado a prevenção e combate à criminalidade, para que continue a atingir esses objectivos, urge capacitar permanentemente os seus efectivos.
“Por esse facto, a formação contínua dos quadros faz parte da agenda da Delegação do Interior, tendo como base as directivas emanadas pelas estruturas superiores do Ministério”, frisou, acrescentando que os êxitos que o SIC vem alcançando no esclarecimento de crimes em Malanje, anima a corporação, pelo que apelou para o redobrar de esforços para a manutenção dessa dinâmica de trabalho.
As comemorações da efeméride decorrem sob o lema “Investigação Criminal é um legado e 49 anos ao serviço da nação”, tendo o acto sido testemunhado por magistrados, membros da Provedoria de Justiça e de outros órgãos que intervêm na administraçao da justiça. NC