Saurimo- O Serviço de Investigação Criminal (SIC) na Lunda-Sul, registou 16 casos de contrabando de combustível, que resultou na apreensão de 86 mil e 38 litros, sendo 62.670 de gasolina e 23.368 de gasolina.
A apreensão do combustível foi feita durante uma micro-operação realizada de Janeiro a presente data, que permitiu igualmente a detenção de 20 cidadãos nacionais.
A informação foi prestada esta sexta-feira, pelo director do SIC na Lunda-Sul, Nelson da Cruz, quando falava à imprensa a propósito dos 49 anos de existência da instituição, sublinhando que o combustível tinha como destino a República Democrática do Congo (RDC), onde seria contrabandeado.
Fez saber que no mesmo período foram 30 casos de garimpo de diamantes, com 149 detidos, dos quais 129 cidadãos nacionais, 17 da RDC, um gambiano, igual número de tchadiano e maliano.
Sobre a vandalização de bens públicos, disse que foram registados 48 casos, com 53 cidadãos detidos, dos quais, 51 nacionais, um vietnamita e igual número de maliano.
Acrescentou que a instituição procedeu igualmente a abertura de 12 processos-crimes , com 11 cidadãos nacionais e três chineses detidos, bem como apreendeu três camiões contentorizados com 40 toneladas de carvão vegetal, dois mil metros cúbicos de madeira mucive.
Ainda hoje, a Polícia Nacional em Saurimo, deteve um cidadão nacional de 42 anos, por posse ilegal de uma draga para a prática de garimpo de diamantes.
Em declarações à imprensa, o comandante municipal da Polícia Nacional em Saurimo, Florêncio de Almeida, disse que a detenção do cidadão foi feita durante uma operação denominada "Manutenção e Ordem Pública", sublinhando que a mesma ocorreu no troço Saurimo/Luau.
Segundo o oficial, o cidadão pretendia atingir a comuna do Chiluage (Muconda), para exploração ilegal de diamantes, acrescentando que o presumível autor do crime será encaminhado ao Ministério Público, para a formalização da acusação.EM/JW/HD