Uíge - Dois mil e 508 crimes de natureza diversa foram registados, nos últimos 12 meses, na província do Uíge, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC ) local.
Os crimes representam um aumento de mais 786 em relação ao período anterior, resultando na detenção de 1.952 cidadãos.
O anúncio foi feito nesta terça-feira, na sede capital da província, pelo director deste órgão afecto ao Ministério do Interior no Uíge, Nelson Costa, durante o acto que marcou os 49 anos de existência da instituição.
Do número de delitos, 642 foram contra pessoas, mil 78 contra o património, contra a economia e saúde pública (79), narcotráfico (26), contra o Estado (11), autoridade pública (10), contra segurança (71) e contra fé (57).
Informou que do total de crimes registados, durante o período, 1.761 foram esclarecidos.
Explicou, por outro lado, que o órgão registou um total de 534 acidentes de viação.
Deu ainda a conhecer que, durante o período, foram desmantelados 76 grupos de marginais, que resultou na detenção de 148 indivíduos, supostamente envolvidos na prática desses crimes.
O responsável informou ainda que 171 cidadãos foram detidos, devido aos crimes de abuso sexual contra menores.
Por sua vez, o delegado provincial em exercício do Ministério do Interior no Uíge, Filipe Pemba, defendeu a necessidade da actualização de conhecimentos dos efectivos do SIC, para fazer face aos "modus operandi" dos criminosos.
O acto foi testemunhado pelos oficiais comissários, superiores, magistrados do Ministério Público, membros dos conselhos consultivos da delegação do Interior e da Polícia Nacional.NM/JAR