Mbanza Kongo – Novecentos e 76 crimes de natureza patrimonial foram registados de Janeiro a Outubro deste ano, na província do Zaire, pelo Serviço de Investigaçao Criminal (SIC).
De acordo com o director provincial do SIC, subcomissário Armando Capapa Agostinho, os crimes contra pessoas (525), ordem e tranquilidade públicas (103), narcotráfico (46) e de natureza económica, com 132 casos, figuram, ainda, do gráfico criminalístico dos últimos dez meses na região.
O responsável que falava no acto provincial comemorativo do 47º aniversário deste órgão que hoje se assinala, referiu-se, também, ao contrabando de combustível para a RDC, com 91 ocorrências.
Neste quesito, disse, foram apreendidos um milhão, 460 mil e 210 litros de combustível, assim como detidos 159 presumíveis autores de contrabando de derivados de petróleo.
No cômputo geral, o SIC notificou, durante o período em balanço, 1.950 crimes de natureza diversa, 1.441 dos quais esclarecidos, o que corresponde a uma operatividade na ordem dos 74 por cento.
Na acosião, assegurou o reforço das acções de combate à criminalidade, bem como de capacitação contínua do efectivo, de modo a aperfeiçoar, cada vez mais, as técnicas e tácticas de investigação criminal.
Por sua vez, o comandante provincial do Zaire da Polícia Nacional, comissário Firmino Uyamba, que presidiu ao acto, pediu maior engajamento no combate às acções delituosas na região, tendo exortado à população a colaborar com as autoridades locais.
O programa das festividades do 47º aniversário do SIC na região, inscreveu actividades desportivas, palestras, campanhas de limpeza, assim como vistas aos órgãos locais de comunicação social.