Mbanza Kongo – O Serviço de Investigação Criminal (SIC) na província do Zaire deteve, terça-feira, na comuna de Madimba, município de Mbanza Kongo, um pai acusado de abuso sexual de forma continuada da sua filha de 14 anos de idade.
Trata-se do cidadão Agostinho Kanga Salvo, de 30 anos de idade, professor de profissão, que na calada da noite abandonava o seu quarto e se instalava no aposento da filha, abusando-a sexualmente.
Em declarações hoje à ANGOP, o porta-voz do SIC-Zaire, inspector-chefe de investigação criminal José Bernardo Bebeto, explicou que o suposto violador já abusava a criança desde Novembro do ano em curso.
De acordo com a fonte, agastada com a permanente agressão sexual, a filha entendeu relatar a ocorrência à mãe, que, por sua vez, participou a situação ao piquete do Serviço de Investigação Criminal na região.
“Ao se aperceber da queixa, o presumível autor meteu-se em fuga durante muitos dias, tendo sido detido há dias pelo SIC, mediante um mandado de captura.”, explicou.
Por outro, este órgão deteve, também, na comuna do Luvo, um outro cidadão nacional, de 23 anos de idade, por violação sexual de uma menina de 14 anos.
O acusado, por sinal vizinho da vítima, aproveitava-se da ausência da mãe em casa, para abusar sexualmente a criança.
Pediu à população para continuar a denunciar casos de abuso sexual de menor junto às autoridades policiais, para desencorajar este fenómeno na região. JL