Uíge - Mil e 500 quilogramas de estupefaciente (vulgo liamba), apreendidos desde Junho de 2023, na província do Uíge, num total de dois mil 336 quilogramas, foram destruídos, nesta quarta-feira, pelos efectivos do Serviço de Investigação Criminal (SIC) local.
A actividade enquadrada-se no âmbito das comemorações do Dia Mundial de Combate ao Narcotráfico, assinalado nesta quarta-feira.
Em declarações à imprensa após a incineração do produto, o porta-voz do SIC no Uíge, Zacarias Fernandes, explicou que a droga foi apreendida nos municípios do Uíge, Negage, Songo, Mucaba, Maquela-Zombo e Bembe.
Em relação aos outros 836 produtos que ainda não foram destruídos, foram apresentados ao Ministério Público, aguardando os procedimentos para a destruição.
O porta-voz do SIC informou ainda que, durante o período prescrito, foram registado 72 casos de ligado ao tráfico de estupefaciente, um de cocaína, bem como a destruição 423 plantas de liamba, quatro lavras de produção de canabis.
Em função das ocorrências, Zacarias Fernandes informou que foram detidos de 72 cidadãos, com idades compreendidas entre 18 a 45 anos, cujos processos, remitidos ao Ministério Público, tendo resultado no julgamento 48 casos.
Por sua vez, o chefe de departamento do Instituto Nacional de Luta Anti-Drogas no Uíge, Joaquim Lucas, informou que, no âmbito das suas actividades, a instituição realiza actividades de sensibilização em escolas, igrejas e em outros locais públicas. EPP/JAR