Dundo – Oito cidadãos nacionais com idades compreendidas entre 24 a 43 anos, foram detidos, domingo, no município de Chitato, província da Lunda-Norte, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), por garimpo de energia eléctrica da rede pública.
A informação foi prestada esta segunda-feira, pelo porta-voz do SIC na Lunda-Norte, Graciano Lumanhe, sublinhando que os detidos foram apanhados em flagrante delito no bairro 4 de Abril, a efectuar ligações ilegais para as suas residências.
Fez saber que os cabos eléctricos por estes usados para ligação e consequente consumo de energia eléctrica da rede pública, de forma ilegal, foram apreendidos e serão arrolados no processo-crime contra os cidadãos, que deverá ser encaminhado ao Ministério Público para os passos subsequentes.
O responsável apelou a população no sentido de colaborar com as autoridades no combate ao garimpo de energia eléctrica, um facto que coloca em risco vidas humanas e o fornecimento eficiente do produto.
A ENDE controla 23 mil clientes, entre particulares (domésticos) e de média tensão, empresas públicas e privadas.
A província da Lunda-Norte tem na barragem hidroeléctrica do Luachimo, com 34 megawatts, a principal fonte de produção e distribuição de energia eléctrica. HD