Cacuaco - Cento e 69 pessoas, entre angolanos e estrangeiros, foram detidas, desde Outubro, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), por envolvimento no contrabando de combustível em várias provinciais do país.
A informação foi avançada terça-feira, à imprensa, no município de Cacuaco, província de Luanda, pelo director de comunicação institucional do SIC-Geral, Manuel Halaiwa, quando procedia ao balanço das actividades realizadas pelo órgão em Outubro e na primeira quinzena de Novembro.
De acordo com o responsável, dos detidos, com idades compreendidas entre os 22 e os 56 anos, constam 10 cidadãos da RDC, flagrados a transportar combustível para o seu país em bidons de 20 litros, e dois chineses, proprietários de um estaleiro que servia para armazenar os derivados do petróleo, na Barra do Dande (Bengo).
Salientou que durante a operação foram apreendidos dois milhões, 233 mil e 510 litros de combustível em todo o território nacional, sendo um milhão, 271 e 967 de gasolina, 926 mil e 593 de gasóleo e 34 mil e 900 de petróleo iluminante.
Durante o acto, o SIC apresentou também seis cidadãs que se dedicavam à prostituição no município do Talatona, em Luanda, num estabelecimento disfarçado de salão de massagem.
“A responsável do estabelecimento já tem antecedentes criminais, pois recruta mulheres nas redes sociais para actividade de prostituição. Inicialmente elas se predispõem a prestar trabalhos de massagem, mas depois oferecem serviços sexuais em troca de 25 mil kwanzas, sendo dez mil para a proprietária do local o restante para a trabalhadora”, acrescentou.DJ/MCN