Uíge - Vinte e quatro cidadãos da República Democrática do Congo, entre os quais três menores de idade, foram detidos esta quarta-feira, no bairro Sonangol, nos arredores da cidade do Uíge, por entrada e permanência ilegal no país.
A detenção ocorreu durante a operação “Vassoura”, realizada pelos efectivos do Serviço de Investigação Criminal (SIC) local, tendo resultado, igualmente, na detenção de dois cidadãos nacionais que facilitavam a entrada de cidadãos estrangeiros no país.
Em declarações à ANGOP, nesta quinta-feira, o porta-voz do SIC no Uíge, Zacarias Fernando, explicou que os cidadãos ilegais encontravam-se concentrados numa residência, para posteriormente seguirem para a capital do país.
Zacarias Fernando disse tratar-se de uma rede de cidadãos nacionais que se dedica à facilitação de entrada estrangeiros no país, passando por vias clandestinas no município de Maquela do Zombo.
Acrescentou que os cidadãos da RDC pagam 200 a 400 dólares para entrarem ilegalmente no país.
Em função do ocorrido, os cidadãos estrangeiros serão encaminhados ao Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), enquanto os nacionais ao Ministério Público, para procedimentos legais que se impõe. JAR