Lubango - Um cidadão, de 30 anos de idade, foi detido, no Lubango, província da Huíla, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), por falsa identidade, fazendo-se passar por director de gabinete do Presidente da República, João Lourenço, para burlar um gestor público.
A informação foi avançada à ANGOP hoje, quarta-feira, pelo porta-voz do SIC-Huíla, inspector Segunda Quitumba, referindo que o suspeito foi detido pelas nove horas, de segunda-feira, nos arredores da cidade do Lubango.
Declarou que o cidadão em causa abordou, por via telefónica, o director provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas, apresentando-se como sendo o director do Gabinete do Presidente da República (Edeltrudes Costa) a quem solicitou cinco toneladas de adubo.
Acrescentou que face às alegações do mesmo, o SIC levou a cabo um trabalho de inteligência criminal, que resultou na identificação e posterior detenção do homem, que diz se tratar de um barbeiro.
Segunda Quitumba reafirmou o compromisso do SIC no combate à criminalidade e assegurou que medidas jurídicas serão tomadas contra todos que persistirem em tais condutas ilícitas.
Sem antecedentes criminais, o jovem natural do Lubango, vive com mulher e filhos no bairro Comercial, o maior do município.
Burlas com recurso às novas tecnologias são recorrentes na Huíla, normalmente envolvendo nomes de membros do Governo. Em 2023, 17 pessoas foram detidas por prática desses crimes. EM/MS