Luanda - Cinco efectivos do Serviço de Investigação Criminal (SIC) foram detidos pelo mesmo órgão, há dias, por suposta violação das normas de conduta.
Trata-se de quatro membros afectos ao SIC-Luanda e um ao SIC- Icolo e Bengo detidos por suposto envolvimento num caso de transferência de uma conta particular de "quatro milhões" de Kwanzas.
Segundo uma nota do órgão, a que à ANGOP teve acesso, hoje (quinta-feira), após a transferência do referido valor, foi efectuado o levantamento do montante para ser guardado num dos cacifos da Esquadra 36ª, o que não constituir regra.
Igualmente, foi detido um efectivo do SIC-Viana, por alegado excesso na sua actuação que envolveu agressão física, provocando ferimentos graves a uma pessoa, que terá sido confundida como um marginal.
Na sequência de suspeitas de envolvimento no desaparecimento de um cidadão de 45 anos de idade e tentativa de roubo de uma motorizada, foi também detido um outro efectivo do SIC da Esquadra da Vila Flor.
Face a gravidade dos factos em que estão envolvidos, para além do procedimento criminal, foram instaurados processos disciplinares para tomada de medidas que se impõem.
O SIC reafirma que a conduta dos seus efectivos deve ser sempre exemplar e actuação profissional cuidada, quer esteja em serviço ou na vida particular,
respeitando sempre os direitos e liberdades dos cidadãos, garantindo a sua segurança e do seu património. MEL/SEC