Malanje- Um cidadão nacional de 28 anos de idade foi detido hoje, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), pelo crime de rapto e tentativa de venda de uma menor de sete anos de idade, no município de Calandula.
A informação foi dada à ANGOP, pelo chefe de Comunicação Institucional e Imprensa do SIC na província, Augusto Barros André, realçando que o acusado interpelou a criança no percurso de uma cantina para a casa e a transportou para um bairro situado a seis quilómetros do local da ocorrência, por onde a manteve em cárcere privado por 24 horas.
Explicou que o rapto aconteceu quinta-feira e o autor deixou o seu terminal telefónico no local, a fim de permitir contacto com os familiares da vítima, a quem exigiu 300 mil kwanzas pelo seu resgate, sob pena de vende-la a um casal de cidadãos congoleses com que havia negociado.
Enquanto isso, a Polícia Nacional desmantelou também hoje, dois grupos de supostos marginais denominados “BDC” e “15 Caravana”, compostos por cinco elementos que se dedicavam a associação criminosa, roubos de ciclomotores e de electrodomésticos na via pública e em residências, arruaças, entre outros crimes.
Os mesmos actuavam nos bairros Carreira de Tiro, Catepa, Vila Matilde e Mussacala, cuja detenção aconteceu no âmbito da operação denominada “Cuidar”, realizada nos últimos dias, visando manter a ordem e segurança dos cidadãos.
Fruto da operação, as forças da ordem apreenderem ainda três botijas de gás butano, igual número de TV plasma, 5 ciclomotores, 6 catanas, uma arma de fogo, entre outros haveres. NC/PBC