Uíge - Um cidadão de 34 anos foi detido sexta-feira, na cidade do Uíge, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC ), por suposta comercialização de ouro falso, no valor de 500 mil Kwanzas.
Em declarações à ANGOP, neste domingo, o porta-voz do SIC no Uíge, Zacarias Fernando, disse que o alegado criminoso foi detido no bairro Candombe Velho, arredores da cidade do Uíge, fruto de uma micro-operação e sequências investigativas.
Acrescentou que em posse do suposto criminoso foram encontrados 500 gramas de ouro falso e 92 mil Kwanzas.
A fonte esclareceu que o acusado será encaminhado nos próximos dias ao Ministério Público, para os procedimentos legais que se impõe.
SIC desmantela grupos de marginais
As micro-operações, realizadas nos dias 26 e 27 de Abril de 2024, resultaram no desmantelamento dos grupos de associação criminosa, denominados Delepampas, Teleguados e Retira, compostos por 4, 3 e 5 elementos, respectivamente.
Explicou que os grupos dedicavam-se à prática de assaltos a resistências e via pública, nas zonas periféricas da cidade do Uíge.
As ações policiais ocorreram em cumprimento de mandados de detenção pela PGR e Tribunal da Comarca do Congo, nos bairros Mbemba-Ngango, Dunga e Candombe-Velho, onde os referidos grupos praticavam os crimes de furto, roubos e abusos sexuais, com recurso a armas brancas e outros instrumentos contundentes.
Explicou que, com a detenção dos acusados, foi possível o esclarecimento de nove crimes, cujos autores eram desconhecidos. NM/JAR