Benguela - O Serviço de Investigação Criminal deteve, no último fim-de-semana, no município do Cubal, província de Benguela, um cidadão de 28 anos de idade em posse de 877 plantas de cannabis (liamba), soube a ANGOP.
De acordo com o porta-voz do SIC em Benguela, inspector-chefe de investigação Francisco Vieira, o cidadão, implicado no crime de tráfico de droga, encontra-ve ainda em posse 80 quilogramas de liamba prontos a serem comercializados.
O responsável adiantou que, no período em análise, foi igualmente detido um cidadão de 27 anos de idade por furto de quatro carris de dois metros de comprimento, subtraídos no interior de um estaleiro de pesca no município piscatória da Baía Farta.
Já no município do Bocoio, no âmbito da operação "Quissonde", foram apreendidos 12 carris ferroviários, duas botijas de oxigénio e uma de gás butano, que haviam sido furtadas por meliantes.
Na mesma senda, O Comando Provincial da Polícia Nacional em Benguela deteve um cidadão de 36 anos de idade, encontrado em posse de 500 quilogramas de cabos eléctricos de cobre, supostamente resultantes de actos de sabotagem à rede eléctrica na província da Huíla.
Segundo informações prestadas pelo porta-voz do comando local da PN, superintendente Ernesto Tchiwale, o suspeito alega ter adquirido os cabos de pessoas desconhecidas.
O porta-voz adiantou que o mesmo foi já encaminhado para ser presente ao magistrado público, para legalização da sua situação carcerária.
No período em referência, foram registados 15 acidentes de viação que resultaram em cinco mortos e 23 feridos.
Segundo o responsável, comparativamente ao período anterior, houve um aumento de dois mortos, igual número de acidentes e mais seis feridos.
Dentre os acidentes destacam-se atropelamentos, despistes, colisões entre veículos automóveis e motociclos, bem como choque entre automóveis.
Administrativamente, os municípios de Benguela e do Lobito foram os mais visados, ao registarem cinco e quatro acidentes, respectivamente. CRB