Uíge - Dois jovens de 20 anos, acusados dos assassinatos de um idoso e outro cidadão de meia-idade (53 anos), foram detidos segunda-feira, no município de Maquela do Zombo, na província do Uíge, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC).
Em declarações à ANGOP, esta terça-feira, o porta-voz do SIC no Uíge, Zacarias Fernando, explicou que o suposto homicida do idoso se fazia passar por neto, por ter descoberto que possuía alguns valores monetários.
Por essa razão, levou o idoso a um local isolado, onde desferiu vários golpes com um pau na região craniana, tendo provocado a morte imediata da vítima, explicou.
Referiu que o crime ocorreu no passado dia 11 do corrente mês, na sede municipal de Maquela do Zombo, quando a vítima (embriagada) regressava de um óbito.
Na sequência da acção, o acusado apropriou-se de 250 mil Kwanzas e dois telemóveis e fugiu para uma aldeia do município da Damba.
Em relação ao outro crime, informou que outro cidadão de 20 anos foi acusado da morte de um indivíduo de 53 anos, por suposta crença à feitiçaria.
Explicou que o facto ocorreu no dia 20 de Setembro, na aldeia Kilumbo, quando o acusado e mais um amigo acreditavam que a vítima fosse feiticeira e culpada da fraca produtividade agrícola nas lavras circunvizinhas.
Os supostos criminosos serão encaminhados, nos próximos dias, ao Ministério Público, para os devidos procedimentos legais.NM/JAR