Mbanza Kongo – O Serviço de Investigação Criminal (SIC) na província do Zaire deteve, quarta-feira, o antigo director dos Recursos Humanos da Administração Municipal do Tomboco, acusado de peculato, corrupção activa e associação criminosa.
Trata-se de Rodrigo Paulo João, de 41 anos de idade, informou esta quinta-feira à ANGOP, em Mbanza Kongo, o porta-voz do SIC-Zaire, José Bernardo Bebeto.
De acordo com a fonte, o acusado, enquanto director dos recursos humanos no período de 2021 a 2022, defraudou os cofres do Estado no montante de 53 milhões, 262 mil e 245 kwanzas resultantes de nomeações e promoções fictícias de mais de 20 funcionários para cargos de chefia, cujos valores eram depositados numa conta bancária extra criada por este.
José Bernardo Bebeto disse que o ex-director dos recursos humanos da Administração Municipal do Tomboco incorre, também, no crime de falsificação de documentos e participação económica em negócios.
O acusado será nos próximos dias encaminhado ao Ministério Público para os procedimentos legais.
Esta é a primeira detenção por peculato que o Serviço de Investigação Criminal na província do Zaire faz, desde o princípio deste ano. JL