Luena – Um cidadão de 23 anos foi, esta terça-feira, detido pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), acusado de ter violado sexualmente uma menor de 14 anos, no bairro Sangondo, periferia do Luena.
De acordo com o porta voz do SIC no Moxico, Elisiario dos Passos, o facto ocorreu quando a menor encontrava-se em uma loja de conveniência (cantina) do bairro Sanongo a consumir bebidas alcoólicas.
Foi nessa altura que o acusado terá se oferecido em pagar a conta dos gastos da vítima, que, posteriormente, pediu-lhe para acompanhá-la em sua casa, altura em que alegadamente ocorrera o coito forçado.
Esse é o sexto caso de abuso sexual de menores registado pelas autoridades, a nivel da províncias, durante o ano em curso, sendo quatro contra crianças menores de cinco anos e dois outros envolvendo adolescentes de 16 e 17 anos, respectivamente.
Ainda nas últimas 72 horas, a situação de segurança pública ficou caracterizada de 23 ocorrências de naturezas diversas, que culminaram com a detenção de 29 cidadãos nacionais, nos municípios de Moxico (sede), Léua, Luau, Camanongue e Alta-Zambeze.
Dos crimes cometidos, destacam-se dois de violência doméstica, uma violação sexual a menor, ofensas à integridade física e cinco casos de furtos qualificados,
havendo um aumento de cinco ocorrência em relação a igual período anterior.