Mbanza Kongo – O Serviço de Investigação Criminal (SIC), no município de Mbanza Kongo, província do Zaire, destruiu segunda-feira, uma lavra de cerca de um hectare que tinha mais de três mil pés de cannabis, vulgo liamba.
Em nota enviada esta terça-feira à ANGOP, o SIC informa que a destruição do referido campo de cultivo dessa droga ocorreu na localidade de Mama Rosa, que dista a 70 km da sede comunal do Luvo.
Acrescenta que a acção resulta de uma micro-operação levada a cabo pelos efectivos deste órgão, naquela comuna fronteiriça com a República Democrática do Congo (RDC).
O informe presume que os proprietários do referido produto sejam cidadãos do país vizinho (RDC), que insistentemente penetram no território nacional, de forma ilegal, praticando actividade agrícola em zonas fronteiriças desta região.
Enquanto isso, 25 kg de estupefacientes (liamba) conservados em dois embrulhos, foram apreendidos na noite de segunda-feira, pela Polícia Nacional, na vila do Nzeto.
Segundo a nota, o produto foi encontrado abandonado na via pública por efectivos da corporação que realizavam patrulhamento auto nos arredores do mercado do Posto de Controlo do rio Loge, que delimita o Zaire da província do Bengo.
A droga, refere ainda o informe policial, estava para ser transportada para a capital do país, Luanda.
Especialistas da Secção Municipal de Investigação de Ilícitos Penais (SMIIP) e do Serviço de Investigação Criminal (SIC) trabalham para identificar os autores para serem responsabilidos, sublinha a nota. DMN/JL