Caxito - Três estaleiros pertencentes a cidadãos chineses que se dedicavam ao exercício da actividade ilícita de mineração de criptomoedas, vulgo Bitcoins, foram desmantelados na província do Bengo.
Em declarações hoje, sexta-feira, à ANGOP, o porta-voz Serviço de Investigação Criminal no Bengo, subinspector Miguel Correia informou que os estaleiros estão localizados no Musseque Quicoca e na comuna das Mabubas, município do Dande, província do Bengo.
Explicou que os cidadãos chineses dissimulavam a sua actividade ilícita de mineração de criptomoedas com uma mini siderurgia para fundição de material ferroso, com maior realce para o alumínio.
Apercebendo-se da visita das autoridades, os prevaricadores desinstalaram todos os equipamentos electrónicos, guardaram em contentores de 40 pés e colocaram um revestimento de blocos de argila (adobes) e muros altos para esconder a actividade ilícita.
Durante a operação, que decorreu no âmbito do Combate aos Crimes Informáticos e Mineração de Criptomoedas, foram apreendidos 18 postos de transformação (PT), dos quais 14 nas Mabubas e quatro no musseque Quicoca, bem como quantidades não estimadas de diverso equipamento informático e electrónico, usado para a realização do referido ilícito penal.
O porta-voz disse que as diligências prosseguem para localização e detenção dos cidadãos envolvidos na actividade ilícita de mineração de criptomoedas. MD/CJ/PA