Luanda - Nove cidadãos foram detidos recentemente pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), na sequência do desmantelamento de um estaleiro clandestino de mineração de criptomoedas, localizado no município de Viana, em Luanda, informou o porta-voz da corporação, Manuel Halaiwa.
Trata-se de cinco cidadãos chineses e quatro angolanos que criaram um estaleiro clandestino, onde instalaram dois postos de transformação de energia eléctrica de alta potência que serviam para alimentar cinco naves de mineração.
Segundo o director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do SIC Geral, a detenção resulta do cumprimento de um mandato de revista, busca e apreensão.
A acção operativa foi coordenada pelo Gabinete de Cibercrime da Procuradoria Geral da República, Polícia Nacional, Serviço de informação e Segurança do Estado (SINSE), Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), Empresa de Distribuição de Energia (ENDE) e o SIC Luanda.
Uma outra rede criminosa, composta por três cidadãos que se dedicavam aos crimes de falsificação de selos, cunhos e marcas, também foi desmantelada.
A rede fazia a venda fraudulenta de baterias com selos falsificados da marca Tudor e Exide Premium. MEL/OHA