Cacuaco - Trezentos mil litros de combustível, entre gasóleo e petróleo iluminante, foram encontrado num estaleiro clandestino no município de Cacuaco, província de Luanda, nesta quarta-feira, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC).
O combustível, que servia para o contrabando no estaleiro clandestino, foi desmantelado pelo SIC através do seu Departamento Nacional de Investigação Criminal do Porto de Luanda, em coordenação com a Unidade de Polícia de Segurança Portuária, tendo na ocasião detido dois cidadãos nacionais responsáveis pelo controlo dos reservatórios do produto.
Em declarações à imprensa, hoje (quinta-feira), durante o acto de apresentação dos envolvidos neste crime, o porta-voz do SIC, superintendente – chefe, Manuel Halaiwa, explicou que o local aparentava abandonado, mas estavam guardados diversos reservatórios de combustível em viaturas avariadas e outras cisternas.
Disse que para além do gasóleo, foi também encontrado petróleo iluminante, guardados em nove cisternas.
Acrescentou que os mesmos adicionam uma outra substância para alterar a cor do petróleo iluminante, para permitir confundir o petróleo com gasóleo para a comercialização de forma ilegal no território nacional e em zonas fronteiriças com a República Democratica do Congo.
A fonte disse que acordo com o apuramento feito, o estaleiro pertence a um cidadão que possuía um outro na zona da Mabor e que já foi também desmantelado recentemente, embora estar autorizado para a venda de combustível, mas o espaço de acondicionamento não possui condições.
Explicou que os agentes autorizados pela entidade vendedora, são orientados que os mesmos devem depositar nos Postos de Abastecimentos com as condições de segurança exigidas e não em locais clandestinos.
Quanto ao titular dos espaços, o porta-voz do SIC afirmou que estão a ser feitas diligências para a sua detenção, pela cedência da residência para esta actividade ilegal. DJ/SEC