Luanda – Um centro de mineração de criptomoedas em fase de construção foi desmantelado, no município do Kilamba, em Luanda, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), informou hoje, segunda-feira, o director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa (GCII), Manuel Halaiwa.
Segundo o responsável do SIC, o centro estava dissimulado na oficina Mundo Grande, localizada na via Expressa, junto ao viaduto do Kilamba.
Disse que à acção foi executada pelo SIC, através da sua Direcção Nacional de Combate aos Crimes Informáticos, numa coordenação operativa com as direcções Central de Operações, de Combate ao Crime Organizado, do Gabinete de Ciber Crime da Procuradoria Geral da República, da Polícia Nacional, do Serviço de Informação e Segurança do Estado, entre outros.
Acrescentou que resulta do cumprimento de um mandado de revista, buscas e apreensão.
Conforme o porta-voz, o espaço já foi anteriormente desmantelado, mas estava a reerguer-se, com novas infra-estruturas de mineração de grande dimensão.
Frisou que numa outra acção, a Direcção do SIC Icolo e Bengo desmantelou, no interior de um apartamento na centralidade Vida Pacífica, no Zango 0, uma clínica Clandestina, que realizava cirurgias plásticas, para alteração estética de várias partes do corpo.
Realçou que foram detidos cinco cidadãos de nacionalidade vietnamita e um angolano, efectivo da Polícia Nacional colocado na URP, por cobertura da actividade. MEL/OHA