Luanda - O Serviço de Investigação Criminal (SIC) confirmou a detenção do cidadão angolano Gerson Eugénio Quintas, mais conhecido por “Man Gena”, acusado de crimes de roubo qualificado, abuso de confiança e ultraje ao Estado.
Segundo uma nota de imprensa a que à ANGOP teve acesso, esta quinta-feira, a detenção aconteceu após a expulsão administrativa de Gerson Eugénio Quintas e sua família da República de Moçambique, no último domingo, por entrada e permanência ilegal naquele território.
O documento informa que o cidadão em causa será presente ao Ministério Público para procedimentos legais e que a sua esposa e filhos menores foram entregues à família.
Gerson Eugénio Quintas, em companhia da esposa e filhos menores, abandonou o território angolano, em 2023, depois da publicação de vários áudios e vídeos nas redes sociais contra o Presidente da República, membros do Governo angolano e oficiais generais e comissários.
Em Moçambique, procurou por asilo, com a finalidade de dirimir ou fugir da responsabilidade criminal pelas infracções cometidas. Sem sucesso, Gerson Eugénio Quintas levantou-se contra as autoridades moçambicanas.
Uma vez expulso de Moçambique, ele fica interdito de entrar em território moçambicano por um período de 10 anos, assim como a sua família.
Por outro lado, o SIC deteve o cidadão Higino Duarte Regal, por ter fugido de uma cadeia angolana, onde cumpria a pena de 10 anos de prisão, pelo crime de tráfico internacional de drogas.
Higino Regal foi extraditado de Moçambique, na sequência da emissão de um mandado de detenção internacional. ANM/OHA