Ondjiva - Sete cidadãos nacionais dos 31 aos 42 anos de idade indiciados do crime de homicídio qualificado de uma moto-taxista e roubo com recurso à arma de fogo foram detidos, esta semana, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), na província do Cunene.
A informação foi prestada esta sexta-feira, no acto de apresentação dos suspeitos do crime de homicídio ocorrido por volta das 20:00 do dia 16 do corrente mês, no bairro Pioneiro Zeca, na cidade de Ondjiva.
Segundo o porta-voz do SIC no Cunene, Inspector Beloune Carlos, o crime ocorreu quando os meliantes solicitaram serviços de dois motociclos, disfarçando-se de passageiro para levá-los a Naipalala e, no trajecto, compareceram dois comparsas com uma arma do fogo do tipo AKM e efectuaram um disparo.
Depois da acção, apoderaram-se das duas motos e tentaram viajar para o município da Matala (Huila), fazendo o trajecto Cuvelai, onde foram interpelados pelas forças policiais.
Durante a acção foi possível deter dois e recuperar as duas motorizadas roubadas, uma arma de fogo do tipo pistola (Makarov), com seis munições, e uma outra motorizada que servia de apoio de actos criminosos.
Após trabalho de inteligência, o SIC conseguiu deter outros três indivíduos, em Ombadja, e dois em Ondjiva, sendo eles reincidentes na prática dos crimes de furto e roubo de motorizadas.
O oficial fez saber que outros três integrantes do grupo se encontram foragidos e cujas diligências estão em curso para a detenção dos mesmos.
Assegurou que os suspeitos serão presentes ao juiz de Garantia, para o primeiro interrogatório judicial e aplicação da medida de coação pessoal que se impõe.
Beloune Carlos lembrou não ser o primeiro caso que acontece na circunscrição, pelo que, apelou aos moto-taxistas para evitar locais pouco iluminados, sobretudo em altas horas da noite, para não perigar as suas vidas.FI/LHE/IZ