Viana - Dois cidadãos nacionais foram apresentados à imprensa, nesta segunda-feira, em Viana, por associação criminosa, ameaças de morte e roubo qualificado de motorizadas.
Com idades compreendidas entre os 26 e 38 anos de idade, um dos cidadãos é trabalhador de uma empresa de segurança privada que alugava arma de fogo AKM para os assaltos no valor entre 25 a 30 mil kwanzas.
Segundo o chefe do Gabinete Institucional e Imprensa do Serviço de Investigação Criminal (SIC), Fernando de Carvalho, a acção criminal ocorreu no dia seis de Novembro no Bairro da Regedoria (Viana), onde o implicado, com ajuda de um cúmplice, em fuga, roubou a motorizada de um cidadão de 29 anos de idade sob ameaça de morte.
Salientou que a apreensão foi possível devido à queixa do lesado, tendo o SIC despoletado as investigações que resultaram na detenção dos implicados, onde se apurou que os mesmos são recorrentes nesta prática criminal.
Os supostos criminosos terão confessado a autoria de outros quatro assaltos de motorizada na via pública no mês de Outubro do ano em curso nas localidades da Vila Sede de Viana e no KM30.
Fernando de Carvalho adiantou que no decorrer das acções operativas recuperaram quatro armas de fogo do tipo AKM e cinco motorizadas, enquanto os implicados foram presentes ao Ministério Público e ao Juíz de Garantia, que determinou a medida de coacção mais gravosa, a prisão preventiva. AA/HDC/SEC