Viana - Um cidadão nacional, de 38 anos de idade, funcionário de uma empresa de segurança privada, foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), no município de Viana (Luanda), por supostamente alugar uma arma de fogo do tipo AKM a meliantes.
Segundo o chefe do gabinete institucional e imprensa do SIC, Fernando de Carvalho, o acusado cobrava 30 mil kwanzas pelo aluguer da arma de fogo.
De acordo com o responsável, foi também detido um outro cidadão, de 26 anos, que no passado dia 6 de Novembro praticou, no bairro da Regedoria, o roubo de uma motorizada com recurso à referida arma de fogo.
“Este cidadão foi detido no dia 12 deste mês, pois apurou-se que está envolvido nos crimes de associação criminosa, ameaças de morte e roubo qualificado. O mesmo confessou a autoria, com a ajuda de um comparsa que se encontra foragido, de quatro roubos de motorizadas em Outubro último na Vila Sede de Viana e no KM30, o que demonstra que é recorrente nesta prática criminosa”, salientou.
Informou que, no decorrer das acções operativas, as forças da ordem recuperaram quatro armas de fogo do tipo AKM e cinco motorizadas, enquanto os implicados foram presentes ao Ministério Público e ao juiz de garantias que determinou a prisão preventiva como medida de coacção.AA/HDC/MCN