Cacuaco – O Serviço de Investigação Criminal (SIC-Geral) apresentou à imprensa, nesta segunda-feira, na sua sede, em Cacuaco (Luanda), uma rede de quatro indivíduos, supostamente implicados no crime de contrafacção de moeda estrangeira (dólares norte-americanos).
Tratam-se de três angolanos e um brasileiro, de 51 anos de idade, residente no país há mais de 17 anos e a trabalhar num projecto mineiro na Lunda-Norte, segundo o seu porta -voz, Manuel Halaiwa.
Explicou que três cofres foram encontrados na posse do brasileiro, quando se dirigia para um laboratório supostamente a fim de reproduzir as notas.
Com os outros três integrantes da rede, foram também encontradas duas malas, uma das quais com um cofre e diversas películas alegadamente para serem utilizadas na reprodução.
Cada cofre, continuou Manuel Halaiwa, continha películas que poderiam ser usadas para "falsificar 11 milhões de dólares norte-americanos".
Ainda na senda do trabalho desenvolvido pelo SIC-Geral, foi possível determinar que havia um outro grupo de indivíduos que roubavam telemóveis aos vendedores quando faziam a entrega dos meios tecnológicos aos clientes, com recurso a arma de fogo.
Os detidos serão apresentados ao Ministério Público e ao Juíz de Garantia, para as devidas medidas de coação. DJ/SEC