Cuito – Dois jovens considerados “altamente perigosos” pelas autoridades, a quem se atribui vários assaltos a cidadãos estrangeiros com recurso à arma de fogo, na província do Bié, foram detidos e apresentados hoje, sexta-feira, no Cuito, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC).
Os suspeitos foram detidos no dia 30 Julho do ano em curso, no âmbito das acções de combate à criminalidade que o SIC e os efectivos do Departamento de Investigação e Ilícitos Penas (DIIP) desenvolvem na região.
No acto de apresentação, o porta-voz do SIC no Bié, Simão Lucas Lucas, frisou que os supostos marginais estão indiciados nos crimes de roubo qualificado com recurso à arma de fogo e associação criminosa.
Assegurou ainda que, os detidos pertencem a uma rede de marginais composta por oito indivíduos que realizaram acções delituosas nas províncias do Bié, Benguela, Huambo e Huíla.
Na posse dos mesmos, foram apreendidos duas pistolas, com 12 munições e uma motorizada, que supostamente servia de auxílio dos assaltos em plena luz do dia, na cidade do Cuito e arredores.
Simão Lucas Lucas admitiu que das investigações feitas, o grupo já subtraiu de cidadãos expatriados mais de 12 milhões de kwanzas, com preferência para estabelecimentos comerciais, residências, estaleiros e até na via pública.
Ainda no mesmo âmbito, segundo fez saber a fonte, as forças policiais detiveram seis cidadãos supostamente acusados de vandalismo de bens públicos. AS/BAN/MS