Huambo – Cinquenta milhões de dólares norte-americanos falsos, em posse de três cidadãos nacionais, foram apreendidos na passada segunda-feira, na cidade do Huambo, pelo Serviço de Investigação Criminal, em coordenação com outras forças de segurança.
A apreensão dos valores e a respectiva detenção dos presumíveis autores, entre os quais um coronel reformado das Forças Armadas Angolanas (FAA), ocorreu num dos restaurantes da cidade do Huambo, mediante denúncia pública, quando tentavam introduzir no circuito cambial.
Em declarações hoje, quinta-feira, à imprensa, o director-adjunto do SIC na província do Huambo, superintendente-chefe de investigação Amílcar Pelembi, disse tratar-se de cinco cidadãos com idades entre 47 e 62 anos de idade, que transportavam os valores em dois carros de alta cilindragem.
O oficial superior de investigação disse que os presumíveis autores, três dos quais provenientes da província de Luanda, carregavam as notas com o valor facial de 100 dólares norte-americanos falsos em 25 sacos de ráfia.
Amílcar Pelembi informou que as notas foram impressas numa das gráficas de Luanda, porém já identificada.
Acrescentou que os autores foram já presentes ao Ministério Público.
Trata-se do primeiro caso do género ocorrido, este ano, na província do Huambo, localizada no Planalto Central de Angola, com uma população estimada em dois milhões 600 mil habitantes, distribuídas em 11 municípios.