Malanje- O porta-voz do Serviço de Investigação Criminal (SIC), em Malanje, Alexandre Cambolo, instou hoje, aos cidadãos para a contínua denúncia dos crimes, sobretudo de violação sexual de menores, face ao aumento de casos na província.
Durante o corrente mês, o SIC já registou seis casos de violação sexual de menores nos municípios de Malanje e Cacuso.
De acordo com o responsável, à semelhança do que vem se registando nos últimos tempos no país, os crimes dessa natureza em Malanje, também constituem preocupação do SIC e da Polícia Nacional, que vêm trabalhando afincadamente para travar a sua progressão.
O porta-voz fez esse apelo à margem da detenção quarta-feira (15) de um cidadão nacional de 45 anos de idade, acusado de abuso sexual e cárcere privado de uma menor de 15 anos de idade, nos últimos três dias no bairro Maxinde, no município de Cacuso.
Precisou que o caso envolve dois jovens, dos quais um foragido e igual número de vítimas (uma de 13 anos), que haviam sido interpeladas pelos acusados, quando as menores se dirigiam ao mercado informal, tendo sido aliciadas com valores monetários em troca de prazer sexual.
A par da sociedade, exortou ainda aos pais e encarregados de educação e as igrejas, no sentido de estarem vigilantes às saídas e manter o diálogo permanente com as filhas, sobre a educação sexual e outros temas, sob pena de correrem riscos do género ou de outros actos criminosos.
Por outro lado, o SIC deteve igualmente no bairro Maxinde, em Cacuso, uma cidadã de 50 anos de idade, envolvida no crime de posse de dez quilos de estupefaciente (Liamba), destinados a venda.
Os dois acusados encontram-se já detidos, depois de interrogatório pela Procuradoria-Geral da República do município, enquanto um encontra-se foragido, mas diligências decorrem para a sua captura. NC/PBC