Luena – Os Serviços Integrados de Atendimento ao Cidadão (SIAC) prevê expandir os serviços ao interior da província do Moxico, por via de unidades móveis, com vista a facilitar a vida da população.
Segundo o coordenador do SIAC, Quitumbo Neto, que falava à ANGOPe, no Luena, o projecto de âmbito nacional já foi aprovado, aguardando a sua implementação.
O responsável acredita que a pretensão vai permitir levar mais serviços e com qualidade nas sedes municipais da província do Moxico.
Quitumbo Neto informou que, no Luena, o SIAC, dos 12 serviços públicos e privados que oferece, os do Banco de Poupança e Crédito (BPC) e da Empresa Provincial de Água e Saneamento (EPAS) são os mais procurados em quatro meses da sua implementação.
Exemplificou que o BPC atendeu um universo de 14 mil e 163 pessoas, enquanto a EPAS teve um registo de 356 utentes, efectuando depósito, levantamento de valores monetários, contratos, abertura de contas, entre outros.
No cômputo geral, a instituição atendeu 26 mil e 597 utentes, desde Dezembro último.
O utente Ferreira Machado afirmou ter havido uma melhoria considerável no atendimento, com a instalação do SIAC no Luena.
Estão instalados no SIAC os serviços de unidades públicas e privadas como o Cartório, Registo Civil, Comercial, Administração Geral Tributária (AGT), Segurança Social, Viação e Trânsito, identificação, do Instituto Nacional de Estatística, Inspecção do Trabalho, bancos, entre outros.
O SIAC é uma instituição tutelada pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social que agrega diversos serviços públicos e privados, num único espaço, para o atendimento célere e próximo aos cidadãos, de forma simplificada e eficiente.
No Luena existe desde 18 de Dezembro de 2020 e permitiu criar 60 empregos directos.