Luanda - Sete angolanos foram seleccionados para a segunda fase do exame do Programa Jovens Profissionais da ONU em Assuntos Económicos e Sistemas e Tecnologia de Informação, indica uma nota da Missão Permanente de Angola junto das Nações Unidas, em Nova Iorque.
Os candidatos, dos quais dois do sexo feminino, foram notificados para a prova escrita desta 2.ª fase, a ser realizada entre os meses de Janeiro e Fevereiro de 2024, precisa a nota chegada à ANGOP este sábado, em Luanda.
Trata-se de uma iniciativa de recrutamento de profissionais talentosos e altamente qualificados para iniciar uma carreira como funcionário público internacional no Secretariado das Nações Unidas.
O Programa consiste num processo de exame de admissão e desenvolvimento profissional, uma vez que os candidatos aprovados iniciam a sua carreira no Secretariado da Organização das Nações Unidas.
Todos os anos, os países que estão sub-representados ou não representados no sistema da ONU, como é o caso de Angola, são convidados a participar no processo de exame.
O exame do Programa Jovens Profissionais é realizado uma vez por ano em diferentes áreas temáticas, dependendo das necessidades da ONU.
Os candidatos devem ser nacionais de um Estado-membro participante, ter 32 anos de idade ou menos, possuir um diploma de licenciatura ou um diploma equivalente de três anos relevantes para a área do exame e fluência em inglês ou francês.
Aos candidatos selecionados será oferecido um contrato por tempo determinado de dois anos no início da sua carreira profissional na ONU, sendo obrigados a ter um desempenho satisfatório para se habilitar a um contrato contínuo. IZ