Luanda - Sessenta jornalistas de diversos órgãos de comunicação social foram capacitados, nesta terça-feira, em Luanda, sobre produção de títulos e legendas, para dar maior qualidade nos trabalhos jornalísticos.
A formação foi promovida pelo Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR). Os conteúdos foram ministrados em formato on-line por especialistas portugueses, no quadro da parceria internacional existente com a escola lusa.
De acordo com o director do CEFOJOR, Ikuma Bamba, é fundamental titular de forma adequada uma informação ou notícia, para facilitar a comunicação e despertar o interesse público.
Para o responsável, um título deve ser curto, objectivo, com uma linguagem clara e simples, pelo que se deve ter maior cuidado com os adjectivos e outros termos.
O responsável entende ser necessário olhar com mais atenção para a produção de títulos, pois se observa, em diversos conteúdos, deficiências entre o texto e título.
Relativamente ao revisor, disse que tem um papel crucial na equipa jornalista e, por esta razão, deve haver uma cooperação entre ambos para que a informação seja bem passada ao público alvo. AB/CPM/SEC