Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Segunda fase do Kwenda em Guiculungo começa em Fevereiro

     Sociedade              
  • Luanda • Segunda, 10 Janeiro de 2022 | 14h21

Ndalatando - A segunda prestação trimestral do Programa de Fortalecimento da Protecção Social e Transferências Sociais Monetárias no município do Quiculungo, província do Cuanza Norte, será entregue no mês de Fevereiro.

Para o efeito, mil oitocentas e vinte famílias cadastradas, na primeira fase, vão receber 25 mil e 500 kwanzas, correspondente a oito mil e 500 kwanzas mensais.

Cada família vai beneficiar de  quatro prestações trimestrais, conforme prevê o programa.

Os pagamentos são feitos por telefone, através de um código enviado por mensagem ao beneficiário, com o qual se dirige a um agente autorizado da Unitel, no município, para o levantamento do dinheiro.

O Programa de Fortalecimento da Protecção Social e Transferências Sociais Monetárias no município do Quiculungo,  Cuanza Norte, conta com quatro milhões e  410 mil Kwanzas para atender os beneficiados.

O director do Instituto de Desenvolvimento Local no Cuanza Norte, Leonel Silva, informou que  a instituição está a trabalhar já no cadastramento de agregados familiares no município de Ambaca.

Até à presente data, foram cadastrados sete mil 512 cidadãos, numa perspectiva de se cadastrarem dez mil 10 agregados.

Leonel da Silva, que fazia o balanço da implementação do programa na Província, esclareceu que o Ambaca é o segundo município a integrar, no quadro da expansão do Kwenda no Cuanza Norte.

Depois de Ambaca, o programa prevê abranger o município do Golungo Alto.

O Kwenda é um programa do Executivo, apoiado pelo Banco Mundial, que visa criar políticas de apoio às famílias mais pobres e em situação de vulnerabilidade.

Avaliado em 420 milhões de dólares,  é financiado em 320 milhões de dólares pelo Banco Mundial e 100 milhões de dólares do Tesouro Nacional.

Em vigor desde Maio de 2020, o Programa de Fortalecimento da Protecção Social e Transferências Sociais Monetárias prevê apoiar, em todo o país, um milhão e 608 mil agregados familiares em situação de pobreza.

O Kwenda tem a duração de três anos e abrange quatro componentes - transferências sociais monetárias, inclusão produtiva, municipalização da Acção Social e, por último, o reforço do Cadastro Social Único.

O Fundo de Apoio Social (FAS) é o organismo responsável pela execução do programa.

 





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

PR participa no funeral de Sam Nujoma

 Quinta, 27 Fevereiro de 2025 | 16h02

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+