Cuito - Doze mil 948 agregados familiares do município do Cuemba, província do Bié, começaram a beneficiar dos valores das Transferências Sociais Monetárias, no quadro da segunda fase do Programa de Fortalecimento da Protecção Social (Kwenda).
No total, o FAS, responsável pela execução deste programa, vai empregar 860 milhões de Kwanzas disponibilizado pelo Estado Angolano, visando contribuir na melhoria da qualidade de vida das famílias mais carenciadas, mormente nas zonas rurais.
Na primeira fase, decorrida em Julho de 2023, o Kwenda neste município beneficiou cerca de 12 mil 713 famílias.
Cada agregado familiar está a receber 66 mil Kwanzas.
Sem avançar número, o director provincial do FAS, Rizoni Costa, explicou que existem famílias que receberão duas prestações, no total de 132 mil, por estarem ausentes durante a primeira prestação.
O município do Cuemba possui 11 mil 421 quilómetros quadrados, tem aproximadamente 127 mil habitantes, distribuídos nas comunas do Munhango, Luando, Sachinemuna e sede (Cuemba).
Com aproximadamente dois milhões de habitantes. O projecto Kwenda na província do Bié já beneficiou mais de 82 mil famílias, nos municípios do Andulo, Nharêa, Camacupa, Chitembo e Cuemba.
O programa comporta as componentes de Transferências Sociais Monetárias, que passa pela atribuição de uma renda às famílias; Inclusão Produtiva, para inclusão das famílias em actividades geradoras de rendimento; Municipalização da Acção Social, responsável pela criação de Centros de Acção Social Integrados (CASI). BAN/PLB