Luanda – A maioria dos trabalhadores activos no país encontra-se no sector informal e sem protecção social, afirmou, esta quarta-feira, em Luanda, o Secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social, Pedro Felipe.
Falando numa conferência de imprensa para a abordagem do Encontro Nacional sobre Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (ENAPTSS), a decorrer nos dias 29 e 30 de Maio, o dirigente explicou que os trabalhadores activos no sector informal representam 80% e são fulcrais para dinamizar a economia nacional.
"Temos várias iniciativas em curso para esse sector, de modo a actualizar a base de dados e obrigar o respeito pela protecção social obrigatória, visando a garantia de reforma digna a todos os trabalhadores", disse.
Em relação ao encontro, informou que vai abordar temas como “Reformas na Administração Pública” e o “O Papel da Formação Profissional na Inserção no Mercado de Trabalho”.
O “Crescimento Económico, Emprego e Rendimentos: os desafios na região Africana para a prosperidade socioeconómica das actuais e próximas gerações” e “Desafios da sustentabilidade”, fazem igualmente parte da agenda do evento que reunirá prelectores nacionais e internacionais.
"Esperamos que desse encontro saiam contribuições para permitir que o sector enriqueça o que já tem feito, bem como repensar as suas metas", concluiu.
Sob o lema “Discutindo os caminhos e progressos da Administração, Trabalho e da Segurança Social”, o encontro contará com a participação de parceiros sociais, tradicionais, sindicatos, associações patronais, empresários, trabalhadores e estudantes.LIN/ART