Luanda – O secretário de Estado da Comunicação Social, Nuno Albino Caldas, exortou, este sábado, as igrejas a trabalharem por uma sociedade progressiva e desenvolvida, construída na solidariedade e pacificação dos espíritos.
Nuno Albino Caldas, que falava na 1ª Conferência sobre a Moralização da Sociedade, uma organização da Igreja Evangélica Reformada de Angola (IERA), chamou a atenção para a necessidade de os angolanos acautelarem as emoções, apostando na promoção de mensagens e acções construtivas tendo em conta a moralização da sociedade.
O responsável, que falou sobre a “comunicação social para a consolidação da democracia em ano eleitoral”, alertou para as consequências provocadas pelo mau uso das redes sociais, frisando que não devem ser usadas para difamar, caluniar, manchar o bom nome e integridade de outrem.
“E nesta pacificação de espíritos, apraz salientar a necessidade da ética na comunicação e redes sócias”, explicou, acrescentando ser preciso que os técnicos de comunicação, imprensa e os jornalistas se distingam de outros usuários das redes sociais.
Em relação ao papel da imprensa em ano eleitoral, o secretário de Estado disse não ser possível o direito de voto sem uma imprensa livre, por ser vital para a existência da democracia.
Por seu turno, a presidente da Comissão de Carteira e Ética, Luísa Rogério, defendeu um papel mais activo das igrejas junto das comunidades, com a transmissão de ensinamentos relativos ao respeito pelos bens públicos, ao patriotismo e ao sentido de dever cívico.
A jornalista salientou o papel das igrejas em paralelo com a comunicação social, da convivência em sociedade, nos domínios das artes e ofícios, na formação dos jovens e da sua inserção social na sociedade.
Luísa Rogério, que abordou o tema “O papel das mídias no período eleitoral e a ética jornalista”, adiantou que as comunidades religiosas são o ponto de intercessão entre a sociedade, os poderes públicos e as comunidades.
Conforme a profissional de comunicação social, é importante a participação das igrejas, nesse período eleitoral no país, divulgando a palavra de Deus ao mesmo tempo que pode e deve incutir aos seus fiéis a importância do processo eleitoral.
A 1ª Conferência sobre a Moralização da Sociedade, organizado pela Igreja Evangélica Reformada de Angola foi assistida por membros da congregação, jornalistas, entre outros.