Luanda – O secretário de Estado para Comunicação Social, Nuno Caldas, pediu nesta sexta-feira, em Luanda, maior engajamento dos jornalistas na divulgação das iniciativas enquadradas nos 50 anos da independência de Angola, a serem assinalados a 11 de Novembro próximo.
O responsável falava na cerimónia de anúncio do Prémio Nacional de Jornalismo 2024, realizada no Centro de Imprensa Anibal de Melo, tendo enfatizado que a comunicação social sempre desempenhou um papel crucial e irreversível nas várias etapas do país.
Por isso, o secretário de Estado incentivou os profissionais da Comunicação Social a trabalharem cada vez mais na busca da excelência.
No seu entender, dessa forma os jornalistas vão prestar aos cidadãos informação de qualidade, diversificada e potenciadora de factores de inclusão e construtivos.
“A qualidade da sociedade está ligada à qualidade da informação e do nível de actuação dos jornalistas e quadros do sector, exigindo-se, dessa forma, a excelência técnico-profissional, ética e deontológica”, disse
Realçou que tendo em conta a importância da comunicação social na sociedade, deve se continuar a pautar por um jornalismo que impera profissionalismo, inovação e criatividade, capaz de mobilizar e motivar os cidadãos.
Assim, acrescentou, será possível manter uma sociedade informada, esclarecida e participante da edificação do bem comum.
Sobre o prémio, o responsável sublinhou que na edição de 2024, houve maior participação dos jornalistas de todo o país, de órgãos públicos e privados.
"Aos vencedores, queremos desejar votos que mantenham-se firmes no primar da qualidade e competência profissional", frisou.
Os vencedores desta edição são os jornalistas Paulo Matias (Rádio), Dome Semedo (Fotojornalismo), Manuela Gomes (Imprensa) e Carlos Capitango (Televisão).
Os primeiros classificados vão receber dois milhões e 500 mil kwanzas, enquanto os segundos vão arrecadar um milhão e 500 mil kwanzas e os terceiros 500 mil kwanzas, cada um.
A entrega dos prémios está agendada para o dia 30 do corrente mês, na província de Luanda.
O evento contou a com a participação de várias figuras, com destaque para o secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Alé Fernandes.
O Prémio Nacional de Jornalismo de Angola, instituído em 2007 pelo Conselho de Ministros, é um concurso que visa reconhecer e premiar o trabalho de jornalistas angolanos.
A independência de Angola foi proclamada a 11 de Novembro de 1975, pelo Presidente António Agostinho Neto. AMC/OHA