Luanda - O secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Alves da Silva, pediu uma conduta mais responsável e benéfica para com o meio ambiente, em particular com a água, enquanto recurso vital para a vida.
O governante falava na 2ª jornada técnico-científica de formação profissional, promovida pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), tendo sublinhado que Angola é um território rico em recursos hídricos.
Frisou que o aproveitamento dos recursos hídricos tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos angolanos.
Conforme o secretário, tais melhorias consubstanciam-se na produção de energia eléctrica, na irrigação dos campos, no consumo humano e no tratamento dos resíduos.
Eugénio Alves da Silva disse que num contexto de bruscas mudanças climáticas, assiste-se à ocorrência de ciclos de seca e de épocas chuvosas que têm provocado prejuízos físicos e humanos.
Segundo o secretário, as mudanças climáticas observadas são consequências do comportamento humano irresponsável e predatório face ao meio ambiente.
Por este facto, exortou aos cidadãos a pautarem por comportamentos exemplares.
Destacou o papel dos professores, cujas acções junto dos alunos deve contribuir para o esclarecimento dos fenómenos e processos no desenvolvimento de uma acção consciente e positiva em termos de cuidado, valorização e preservação do património natural e histórico.
A jornada decorre até quinta-feira (dia 31), sob o lema “Água, mais do que uma fonte de vida, é a vida em essência”.
A mesma aborda temas como “Aproveitamento racional dos recursos hídricos - Águas das chuvas - Impacto/importância no processo de ensino e aprendizagem”, “Sistemas de produção, transporte e distribuição de água”, entre outros. CPM/OHA