Viana - O secretário do Estado para Asseguramento Técnico do Ministério do Interior, Carlos Albino, apelou, esta sexta-feira, a uma postura digna e de elevada disciplina aos efectivos do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB), para que alcancem patamares de excelência nas suas acções.
Presidindo a abertura do ano de instrução de preparação operativa e patriótica 2023/2024, o secretário de Estado referiu que a formação contínua dos efectivos configura-se primordial e prioritária no plano de desenvolvimento do Ministério do Interior para que se atinja este objectivo.
"O arranque do ano de instrução de preparação operativa e patriótica 2023/2024 é sequência da estratégia adoptada pelo Executivo Angolano visando capacitar os técnicos no sentido de alcançar patamares de excelência nas suas acções e para o aperfeiçoamento de matérias da sua área de actuação”, frisou.
Segundo ele, a Escola Nacional de Protecção Civil e Bombeiros desempenha um papel preponderante na preservação dos princípios que norteiam estes ideiais, pelo que espera que os instruendos absorvam os conhecimentos a serem ministrados.
Por sua vez, o comandante do SPCB, comissário bombeiro principal Bensau Mateus, disse que o crescimento das cidades dificulta a deslocação de meios de socorro e força a utilização de itinerários inapropriados, pelo que recomenda a instalação de quartéis de bombeiros nestas zonas.
De acordo com ele, o referido ciclo formativo vai envolver cursos de formação inicial de bombeiros para recrutas e sapadores, para novos quadros de comando, de especialidades de protecção civil e bombeiros, de formação de formadores e formação de aperfeiçoamento.
Bensau Mateus destacou que, no quadro do subsistema de segurança nacional, o SPCB tem formado efectivos das FAA nas vertentes de prevenção e extinção de incêndios, assim como intervenção em acidentes graves.
Durante o ciclo de formação de nove meses serão ministradas disciplinas de prevenção, extinção, resgate e salvamento, protecção civil, educação patriótica, treino físico-militar, testes de aptidão física, exercícios técnicos especiais e ordem unida.FCC/PA/ASS