Menongue - O secretário de Estado do Interior e coordenador do Grupo de Acompanhamento para a Execução do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), no Cuando Cubango, José Bamukina Zau, está desde hoje, terça-feira, na província, para aferir a implementação do programa.
Ao falar no encontro com os membros do Governo local, empreiteiros correntes aos projectos, no anfiteatro da sede do Governo, o coordenar referiu-se da alocação, para o Cuando Cubango, de 50 milhões de dólares norte-americanos (cerca de 32,6 mil milhões de Kwanzas) que serão investidos em 266 projectos diversos.
Destacou a construção de centros e postos médicos, de escolas de distintos níveis nos nove municípios e trinta e duas comunas.
Recordou que o encontro com os administradores municipais e os empreiteiros, em 2019, possibilitou que o plano referenciado tivesse o reflexo das necessidades mais prementes das populações, apesar da escassez de recursos financeiros e da crise económica que o país vive em função da Covid-19.
Conforme o coordenador, este processo tem sido liderado pelo Chefe do Executivo, João Lourenço, que orientou a disponibilização de recursos financeiros do Fundo Soberano do país, para que os municípios sejam dotados de serviços indispensáveis à todo domínio para que se consiga reduzir as simetrias e permitir o desenvolvimento local e a redução da pobreza.
De acordo com o responsável, até o momento, constatou-se no sistema de análise do PIIM sobre o estado evolutivo dos projectos, no seu nível de execução financeira, que os municípios de Menongue e Cuchi já deram alguns passos em relação aos outros municípios.
Reconheceu as particularidades das distâncias das localidades, o estado deficitário das estradas e pontes, aspecto técnico-material e falta de recursos humanos, que têm estado na origem de alguns constrangimentos, impedindo a normal construção das obras nas localidades.
Já o governador em exercício do Cuando Cubango, Afonso Antas Miguel, disse, na apresentação do PIIM, que em Menongue, sede capital da província, estão na fase de lançamento da maior parte dos concursos públicos.
No programa do coordenador consta uma visita, na quarta-feira, à comuna do Jamba Cueio, onde se encontram obras em fase de reconstrução, depois da conclusão, no ano passado, do processo de desminagem.
De referir que, no plano de execução do PIIM no Cuando Cubango, consta a reposição dos sinais da RNA, TPA e Redes telefónicas nos municípios do interior, com vista a garantir à população o direito de acesso à informação, bem como de comunicação.