Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Secretário de Estado defende reflexão sobre os caminhos da comunicação social

     Sociedade              
  • Luanda • Quinta, 30 Novembro de 2023 | 23h16
Joaquim Aguiar, vencedor na categoria imprensa, no prémio nacional de jornalismo
Joaquim Aguiar, vencedor na categoria imprensa, no prémio nacional de jornalismo
Nelson Malamba - ANGOP

Luanda - O secretário de Estado da Comunicação Social, Nuno Caldas, pediu esta quinta-feira, em Luanda, uma reflexão urgente sobre os caminhos a seguir para uma comunicação de excelência e construtiva.

Segundo o secretário de Estado, a reflexão visa a melhoria do desempenho do papel da comunicação social esperado pela sociedade, que consiste em “informar com qualidade, verdade, isenção, rigor, objectividade, responsabilidade e sentido patriótico”.    

Falando na cerimónia de entrega de certificados e troféus aos vencedores do Prémio Nacional de Jornalismo, Nuno Caldas referiu que os meios de comunicação exercem, cada vez mais, um papel relevante nas sociedades modernas, de tal forma que o hábito e costume de consumir conteúdos midiáticos constituem práticas sociais e culturais.

Assim sendo, o secretário de Estado desencorajou e condenou todas as formas de atentado contra a liberdade de imprensa e de expressão.

Reafirmou o principal apoio do Governo aos profissionais da comunicação social, na árdua tarefa de informar e formar a sociedade.

“O Executivo continuará a assegurar a protecção dos profissionais da comunicação social e garantir o pleno exercício do direito à liberdade de expressão e de imprensa, para o bem de Angola e de todos os angolanos”, realçou.

Nuno Caldas lembrou que a liberdade de imprensa está consagrada na Constituição da República de Angola, havendo, por isso, a necessidade desta ser defendida, inclusive pelas organizações de profissionais que operam no sector da comunicação social.

Conforme o responsável, os jornalistas têm a nobre missão de promover os valores da cidadania e alertou sobre a necessidade da defesa da democracia e combate a todas as formas contrárias à unidade nacional.

Na ocasião, o responsável saudou todos os premiados e encorajou os órgãos de comunicação a tomarem posições mais ousadas que visam informar e formar cada vez mais e melhor as populações.

Disse que a cerimónia de reconhecimento serve para incentivar os profissionais da Comunicação Social a trabalharem cada vez mais, em busca da excelência, prestando aos cidadãos informação de qualidade.

Nuno Caldas incentivou os demais profissionais a trilharem o mesmo caminho, não só para que se tornem vencedores do Prémio Nacional de Jornalismo, mas porque constitui a sua missão e “a sociedade deles espera”.

Os vencedores da edição 2023 do Prémio Nacional de Jornalismo receberam, nesta quinta-feira, certificados, troféus e valores monetários correspondentes aos prémios.

O galardão, instituído em Maio de 2007, por Decreto Presidencial, é avaliado em 16 milhões e 200 mil Kwanzas, sendo que os vencedores por categoria receberam, nomeadamente, os terceiros classificados 500 mil Kwanzas, os segundos classificados um milhão e 500 mil Kwanzas e os primeiros classificados a quantia de dois milhões e 500 mil Kwanzas.

O prémio contempla as categorias de Imprensa, Rádio, TV e Fotojornalismo.

Nguxi dos Santos, primeiro classificado na categoria de “Televisão”, revelou-se grato com a premiação e apelou a classe jornalística para uma maior cobertura e divulgação de conteúdos que retratam a cultura nacional.

Pelicano Baptista, vencedor da categoria de “Rádio”, agradeceu o prémio, tendo considerado como o coroar de uma trajectória.

Chamou a atenção para a conservação da fauna angolana, sobretudo os rinocerontes.

 Na categoria de Fotojornalismo, Joaquim Armando, começou por agradecer à família, tendo referenciado que o prémio é o reconhecimento do trabalho árduo de todos os profissionais.

Para a categoria de “Imprensa”, foi vencedor o profissional Joaquim Aguiar (Edições Novembro), seguido de José Gonga (Expansão) e Alexa Sonhi (Edições Novembro).

A categoria de “Rádio” foi ganha pelo jornalista Pelicano Baptista, seguido de Dito Tavares e Liberato Furtado, todos do Grupo Rádio Nacional de Angola.

Na categoria de “Televisão”, venceu o jornalista Nguxi dos Santos, seguido de Lisdália Nascimento e Ladislau Fortunato, todos da Televisão Pública de Angola (TPA).

Na categoria de “Fotojornalismo” foi distinguido o jornalista Joaquim Armando, seguido de Contreiras Pipa e Agostinho Narciso, todos das Edições Novembro.

A primeira edição do prémio aconteceu em 2008, visando distinguir a criatividade e a investigação para valorizar a competência, o mérito e o profissionalismo dos jornalistas angolanos.

O prémio abrange trabalhos em qualquer dos géneros jornalísticos, nas categorias de Imprensa, Rádio, Televisão e Fotojornalismo, que tenham sido produzidos, emitidos ou publicados no ano anterior. ANM/OHA

 





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27

Governo entrega primeira fase do Campus Universitário do Dondi (Huambo)

Governo entrega primeira fase do Campus Universitário do Dondi (Huambo)

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h23

Dívida pública angolana fixada em Kz 57,4 biliões em 2025

Dívida pública angolana fixada em Kz 57,4 biliões em 2025

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h20

Primeiro Boeing Dreamliner da TAAG aterra no AIAAN

Primeiro Boeing Dreamliner da TAAG aterra no AIAAN

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h17

ANIESA identifica 28 produtoras ilegais de água engarrafada

ANIESA identifica 28 produtoras ilegais de água engarrafada

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h14

Huíla produz 900 toneladas de carne bovina num ano

Huíla produz 900 toneladas de carne bovina num ano

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h11

Angola cria observatório comunitário de aves migratórias

Angola cria observatório comunitário de aves migratórias

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h07

FADA financia 12 cooperativas no Bengo

FADA financia 12 cooperativas no Bengo

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h05


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+