Saurimo – O secretário de Estado para as Autarquias Locais, Fernando Manuel, exortou terça-feira, em Saurimo (Lunda-Sul), os cidadãos a participarem activamente no Censo Geral da População e Habitação/2024, com vista à garantir o êxito do processo, que arranca a 19 de Julho próximo.
O responsável falava durante um seminário sobre “O Censo da População e Habitação”, dirigido a profissionais da comunicação social, representantes dos órgãos de defesa e segurança, entidades religiosas, académicos e estudantes.
Na ocasião, o secretário de Estado frisou que o sucesso deste processo dependerá em grande medida da colaboração de todas as forças vivas da sociedade sem excepção.
“Este processo é o maior acontecimento mediático do país, razão pela qual deve-se fazer ecoar os valores da paz, da unidade nacional, da cidadania inclusiva e participativa para o bem colectivo de todos os angolanos”, salientou.
Neste sentido, considerou imprescindível a formação dos profissionais dos órgãos de comunicação social que terão a missão de informar, sensibilizar e promover a participação de todos os angolanos nesse compromisso de cidadania.
Durante o seminário, promovido pela Comissão Multissectorial de Apoio à Realização do Censo Geral da População e Habitação, em coordenação com o Instituto Nacional de Estatística (INE), os participantes foram capacitados em matérias sobre cobertura jornalística do censo, com destaque para a actualização cartográfica, etapas do recenseamento, entre outros conteúdos.
O Censo Geral da População e Habitação 2024 será o terceiro na história do país, sendo o primeiro realizado em 1970, cinco anos antes da independência de Angola, enquanto o segundo decorreu em 2014.QB/JW/MCN