Sumbe - O secretário da UNITA no Cuanza-Sul, Armando Kaquepa, defendeu, esta segunda-feira, no Sumbe, a reabilitação das vias de acesso as sedes municipais e comunas da região, para tornar a circulação de pessoas e bens mais fluída.
O partidário, que falava em conferência de imprensa, disse ser importante que, para além da interligação das 12 sedes municipais, se reablite, também, as estradas secundárias e terciárias, para promover o desenvolvimento, facilitar o rápido escoamento dos produtos do campo para o mercado e atrair investimentos.
O secretário da UNITA solicitou, igualmente, um maior investimento no sector agrário familiar, enquanto maior produtor dos alimentos que chegam à mesa.
Armando Kaquepa defendeu a conclusão das obras das escolas e centros médicos no Cassongue, Seles, Libolo e Cela, para que mais crianças tennham acesso ao ensino e veja melhorada a qualidade do atendimento médico/medicamentoso.
Pediu para que as autoridades tradicionais evitarem o conflito de terra, pelo facto de provocar morte de muitas famílias.
Lamentou a falta de energia eléctrica nos municípios da Quilenda, Mussende, Cassongue, Ebo, Seles e Conda, para impulsionar o desenvolvimento económico destas regiões.
Recentemente, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, assegurou, na Quibala, a interligação, no primeiro semestre de 2025, dos municípios do Seles, Ebo, Conda e Quilenda, à rede de electrificação nacional.
Relativamente aos municípios do Cassongue e Mussende, segundo o governante, já se trabalha no levantamento das necessidades para a sua electrificação. IS/LC/ALH