Luanda - A secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher, Alcina Lopes Kindanda, destacou esta quarta-feira, em Luanda, a importância da mulher na construção e desenvolvimento sustentável do Estado.
Segundo a responsável, há necessidade de emponderar a mulher e garantir a sua segurança económica.
Falando no encerramento do IV Fórum Anual da Mulher, promovido pelo Ministério da Acção Social Família e Promoção da Mulher, em parceria da Embaixada dos Estados Unidos da América em Angola e São Tomé e Príncipe, a secretária enfatizou que emponderar a mulher significa conferir o bem-estar social das famílias.
“A nossa realidade é marcada pelo elevado número de famílias monoparentais, cuja liderança e o sustento recaem, na maior das vezes, para as mulheres”, disse.
Por isso, considerou fundamental a capacitação das mulheres com ferramentas que serão benéficas no quotidiano.
Referiu que a materialização do empoderamento feminino passa também pelo domínio das novas tecnologias de informação e comunicação.
Corroborando da ideia, a directora-geral da Rede de Mediatecas de Angola, Juliana Panzo, considerou fundamental reconhecer a importância do empoderamento das mulheres no desenvolvimento económico e social.
“Acreditamos firmemente que, ao capacitar as mulheres economicamente, estamos construindo um futuro mais justo, próspero e sustentável para todos”, reforçou.
Por seu turno, a ministra conselheira da Embaixada dos Estados Unidos, Mary Emma Arnold, defendeu a necessidade de serem ampliadas as vozes e perspectivas femininas no diálogo público e na tomada de decisão.
No seu entender, os países que elevam o papel das mulheres na sociedade têm economias e democracias mais fortes e são mais prósperos.
O quarto fórum anual da mulher decorreu sob o tema "empoderamento das mulheres: segurança e oportunidade”, abordou a igualdade de género, empoderamento económico, segurança jurídica, criação de negócios e marcas. CPM/OHA